Foto: Gilson Alves
Uma das sedes da competição será o Clube Recreativo Dores

Santa Maria recebe, neste final de semana (25 e 26), as finais do Campeonato Gaúcho de Câmbio. Os jogos serão no ginásio do Clube Recreativo Dores e do Colégio Coração de Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao todo, serão 36 municípios representados por 63 equipes: 24 na categoria master (50 a 60 anos); 24 na sênior (60 a 70 anos); e 15 na super sênior (acima de 70 anos). De nossa cidade serão quatro times: Clube Dores, nas categorias sênior e super sênior, e Evolução também no sênior e super sênior. Além dos participantes da cidade, a competição contará com atletas de Tucunduva, Cândido Godoy, Sapucaia do Sul, Porto Alegre, Presidente Lucena, Itatiba do Sul, Trindade do Sul, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Ivoti, Chuí, Candiota, Imbé, Torres, Estância Velha, São Paulo das Missões, São Leopoldo, São José do Hortêncio, Campo Bom, Passo Fundo, Carazinho, Novo Hamburgo e Pelotas.
A final estadual é uma realização da Federação Gaúcha de Jogos Adaptados de Idosos (FGJAI) e do Clube Dores com o apoio da prefeitura de Santa Maria. A entrada é gratuita.
Câmbio
Câmbio é um esporte adaptado do vôlei, criado no Rio Grande do Sul, especialmente para pessoas acima de 50 anos. O jogo de câmbio oferece vantagens para os idosos, incluindo melhorias na saúde física, como condicionamento cardiovascular, força muscular, equilíbrio e flexibilidade, além de benefícios cognitivos e sociais. Ele proporciona maior socialização e bem-estar emocional, combatendo o isolamento e a depressão, e promove a autonomia e a autoestima, através da participação em uma atividade esportiva adaptada de baixo impacto.